Apoio: você sabe como oferecê-lo de forma positiva?

Roberta Luna

9/17/20241 min read

Recentemente li o livro "Positividade Tóxica", de Whitney Goodman, psicoterapeuta licenciada e proprietária do Collaborative Counseling Center na Flórida, EUA.

Sabe aquele olhar de compaixão que recebemos em forma de uma escrita clara, acolhedora, que faz todo sentido e ao mesmo tempo profunda e libertadora? É esse livro, que eu vou comentar rapidamente.

Ela cita frases clássicas que ouvimos tanto hoje em dia e como são prejudiciais à nossa autoestima, psique e saúde emocional.

“A vida nunca vai lhe dar mais do que consegue aguentar.”

“Você vai ficar bem.”

“Não chore!”

“Sorria, agradeça por tantas coisas boas que tem.”

“O tempo cura todas as feridas.”

“Atitude é tudo, reaja.”

“Seja grato por tudo que aprendeu.”

“Poderia ser pior.”

“Tudo acontece por uma razão.”

Todas essas frases sem exceção, são frases clichê, vazias, que são ditas por pessoas igualmente rasas que desconhecem a história de cada um, ignoram a dor alheia e assumem uma posição que pode ser muito perturbadora, além de soar terrivelmente arrogante!

Segundo a autora, nenhuma dessas afirmações, vejam bem, nenhuma delas, nos abre espaço para compartilhar o que realmente estamos sentindo. E isso impede a conexão que nos acolheria e que faz tão bem quando agimos como SERES HUMANOS.

Neste mês em especial, sabemos como a dor pode causar males na vida de um ser humano. A dor do desprezo, da falta de acolhimento, da falta de conexão, da falta de tempo, de não ouvir o outro, da falta de valores em uma relação...

Nós não viemos ao mundo para competir, mas para COLABORAR. Não viemos para ganhar, mas para DOAR! E quanto mais doamos, mais o nosso degrau se torna consistente para nossa caminhada de evolução. É assim que funciona!

Então, desejo uma semana maravilhosa e que o texto acima sirva de acolhimento, de alguma forma.

Quer saber mais sobre este tema? Entre em contato conosco. Será um prazer acolhê-lo em seu momento.

Um abraço e boa semana!